Tela da discórdia

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Publicada em 24 de junho de 1998
Veja

Eduardo Nunomura
Com um gostinho de vitória ainda incerta, a Microsoft lança mundialmente na quinta-feira 25 o Windows 98, o produto mais comentado e debatido nos últimos anos na indústria da informática. Às voltas com um processo antitruste na Justiça americana, que a acusa de práticas monopolistas, a empresa do homem mais rico do mundo, Bill Gates, vai promover festas em vários países, inclusive no Brasil, para comemorar a chegada ao mercado da mais nova versão do sistema operacional presente em nove de cada dez computadores. A maior mudança do Windows 98 é a criação de um atalho para a Internet por meio do navegador Explorer, fabricado pela própria Microsoft. Isso significa que, daqui para a frente, quem comprar um computador com o sistema operacional da Microsoft não terá de adquirir também um programa para entrar na Internet. As duas coisas já vêm juntas, no mesmo pacote. É uma jogada que pode levar à lona outras empresas concorrentes da Microsoft, em especial a Netscape, fabricante do navegador mais usado pelos internautas. Esse é o principal motivo da ação judicial do governo americano contra a empresa de Bill Gates.
Navegadores, como o da Microsoft e o da Netscape, são considerados produtos estratégicos nesta virada de século. Eles permitirão dominar a venda de produtos para os 268 milhões de computadores que estarão conectados na Internet em 2001. Estima-se que a indústria de softwares para rede estará faturando 32 bilhões de dólares no início da próxima década. Nos três anos entre o lançamento da primeira e da segunda versão do Windows, o mercado de informática expandiu-se mais do que o de qualquer outro ramo da economia. Para assegurar seu domínio nessa área, a Microsoft realizou no Windows 98 30.000 alterações sobre a versão anterior. Poucas dessas mudanças são visíveis para os usuários (veja quadro). A cara do novo produto — a chamada interface — é praticamente a mesma do Windows 95. “As grandes melhorias estão debaixo do capô”, explica o gerente de marketing da Microsoft Brasil, João Bortone. “Hoje, a pessoa não tem mais paciência quando a máquina começa a travar. O Windows 98 melhorou. Está mais rápido e confiável.”
Programas mais rápidos — Na nova versão, ficou mais fácil a integração com aparelhos eletrônicos mais modernos, como o DVD — disco de vídeo digital, aparelho que mistura o videocassete e o CD. Programas usados com mais freqüência, como os processadores de texto e planilhas eletrônicas, ficarão mais rápidos de ser iniciados. Para quem comprou um computador recentemente, muitas das inovações não serão novidade, pois já estavam presentes em versões mais atualizadas do Windows 95 vendido com as máquinas. Para o mercado corporativo, a Microsoft já prepara a versão NT, para sistema de redes. O Windows 98 vai ser vendido no Brasil por 118 reais (nos Estados Unidos custará 109 dólares) para quem fizer uma atualização. A versão completa sairá por cerca de 252 reais. O produto em português chega na primeira quinzena de julho.

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